Banner outras páginas

Energia Solar Fotovoltáica

 

SISTEMAS CONECTADOS À REDE / GRID-TIE

Os sistemas fotovoltaicos de conexão à rede, em inglês on-grid ou grid-tie consistem simplesmente de um gerador de eletricidade a partir da energia solar, trabalhando em conjunto com a rede da concessionária de energia elétrica. Essa energia gerada na rede pode ser utilizada por qualquer consumidor que esteja conectado.

O sistema de energia solar fotovoltáico (Painéis Solares e inversores) converte a energia gerada em CC para CA e “injeta” a mesma na rede elétrica. Antes da “injeção” os valores de voltagem e frequência são comparados para não o sistema não sofrer modificações.

Se o proprietário do sistema produzir mais energia do que consome, a energia produzida fará com que o medidor “gire ao contrário”. Quando produzir menos do que consome, o medidor deverá “girar lentamente”, lembrando que o medidor deverá ser específico para atuação bilateral.

 

 


SISTEMAS ISOLADOS - OFF-GRID

O sistema de geração de energia solar fotovoltáica isolado ou autônomo, do inglês off-grid, caracteriza-se por não ser conectado na elétrica da concessionária. O sistema alimenta os equipamentos que utilizarão a energia para aplicações específicas na maioria dos casos. Esta solução é utilizada em localidades remotas onde muitas vezes este é o modo mais econômico e prático para se obter energia elétrica. Este sistema é utilizado para soluções como: Bombeamento de água, eletrificação de cercas, geladeiras para armazenar vacinas, postes de iluminação, estações replicadoras de sinal, etc

A energia produzida é armazenada em baterias que garantem o abastecimento em períodos sem sol ou períodos maiores, conforme dimensionamentos.

Principais componentes do sistema Off-Grid:

Painéis solares ou placas solares

Controladores de Carga

Inversores

Baterias